Annabelle 2: A Criação do Mal/Annabelle: Creation
· Nota no site IMDb: 7,1
· Direção: David F. Sandberg
· Gênero: Terror
· Origem: EUA
· Duração: 109 min.
· Elenco: Anthony LaPaglia, Samara Lee, Miranda Otto
(retirado de: http://www.imdb.com/title/tt5140878/)
Sinopse:
Anos após a trágica morte de sua filha, um habilidoso artesão de bonecas e sua esposa decidem, por caridade, acolher em sua casa uma freira e dezenas de meninas desalojadas de um orfanato. Atormentado pelas lembranças traumáticas, o casal ainda precisa lidar com um amedrontador demônio do passado: Annabelle, criação do artesão.
(http://www.adorocinema.com/filmes/filme-241900/)
Crítica:
Antes de começar, devo já ir tirando meu chapéu para James Wan, a mente brilhante por trás das novas franquias que despontam no cinema a todo ano e já viraram sinônimo de sucesso e salas lotadas: Invocação do Mal e Sobrenatural que, delas, podemos nos deliciar com seus spin-offs de sucesso. A Freira e o Homem Torto estão em produção, e Annabelle já nos conquista desde sua pequena aparição em Invocação do Mal. A forma que Wan aborda suas histórias de um jeito simples e claro, sem muitas delongas, somado à verossimilhança das histórias por já terem acontecido, de certa forma (com o casal Warren), faz seus filmes se diferenciarem do lugar-comum. Que venham muito mais spin-offs e franquias.
![]() |
Nesta casa todos guardam segredos... |
![]() |
Seria a única pessoa sensata do filme? |
Deixando de lado a história, bastante sólida e com reviravoltas e bastante suspense, temos uma fotografia impecável e cortes de cena que se completam, fora ótimas atuações também por parte das crianças. O filme, ao contrário de 90% de filmes de terror, não se passa totalmente no escuro, e sim se valendo de muitas cenas com luz solar a pino que te deixam de cabelo em pé igualmente se estivesse tudo escuro, contando apenas com simples jogos de luz e sombra. Os enquadramentos e movimentos de câmera são piores que os sustos em si: com sutileza guiam o olhar do espectador para olhar além do que está em tela. É aquele princípio: "não quero olhar pois sei que alguma coisa vai acontecer, mas tenho que olhar mesmo assim." A boneca também não deixa por menos: parada e com olhar constante em todo tempo de tela, consegue deixar o espectador tenso apenas por sua presença na cena, mesmo não movendo um fio de cabelo.
![]() |
Juro que tô quietinha! |
No fim das contas, a única coisa que queremos é não pagar um ingresso caro de cinema para ver os mesmos clichês. Em Annabelle, que mistura cenas de suspense com algumas poucas de gore(²), temos um equilíbrio perfeito entre história, produção e atuação. Mesmo com muitos filmes de terror que prometem vindo em 2017, não deixe de ver a boneca na tela grande. Mas para quem se impressiona fácil, passe longe!
(¹)Prequel: é o nome dado a uma obra narrativa que contém elementos ambientados no mesmo universo ficcional, cuja história antecede ao trabalho anterior, apresentando eventos que ocorreram antes da obra original.
(²)Gore: cenas que, deliberadamente, se concentram em representações gráficas de sangue e violência explícita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário