
-
Nota no site IMDb: 7.7
-
Direção: James Wan
-
Gênero: Terror
-
Duração: 112 min.
- Origem: EUA
- Idioma: Inglês | Latim
- Elenco: Vera Farmiga, Patrick Wilson, Lili Taylor
- (retirado de http://scarytorrent.com.br/invocacao-do-mal-the-conjuring-2013/)
"O filme narra o conto horripilante de Ed e Lorraine Warren, investigadores paranormais de renome mundial, que foram chamados para ajudar uma família aterrorizada por uma presença maligna em uma fazenda isolada. Forçados a confrontar uma poderosa entidade demoníaca, os Warrens encontram-se presos no caso mais terrível de suas vidas."
(retirado de http://www.cinemark.com.br/filmes/invocacao-do-mal/4367)
Crítica:
O filme aproveitou o hype para ser lançado nos cinemas nesta sexta feira 13/09.
O longa possui vários clichês logo de cara, como lido na sinopse. Como portas batendo, crianças assustadas, porões escuros, almas e afins. Contudo, conseguiu usar deles bem, nas horas certas. Tanto que o filme dá clássicos sustos, mas não são como, por exemplo, Atividade Paranormal, que se sustenta nisso e chega até a ser chato tomar tantos sustos óbvios algumas horas. Invocação do Mal não se aproveita disso para segurar o medo do espectador, afinal é tanta coisa acontecendo de uma vez só e tanta informação para captar que você fica grudado na cadeira.
Uma característica interessante que está agradando aos espectadores também é a pegada 80's. Com uma ambientação impecável e figurino condizente, o charme de "filme antigo", mesmo sendo uma produção fresca de 2013, agradou, mesmo com comentários de que se o filme se passasse atualmente poderia ter dado mais "medo". Porém devemos lembrar que o filme é baseado em fatos reais (sim, o casal Warren realmente existiu, e existe até museu deles onde eles guardam os artefatos "amaldiçoados", como o quarto mostrado no filme) e que não seria muito condizente com a história real se o casal Warren estivesse combatendo demônios em casas mal assombradas em pleno 2013.
Estão rolando classificações de 'melhor filme de terror de 2013'. Não concordo com isso, mesmo que o filme não tenha tantos adversários, pois enfim, os outros únicos filmes de terror que vi este ano no cinema foram Evil Dead e Texas Chainsaw Massacre. Eu não poderia classifica-lo como melhor de 2013, pois sou fã convicta de Texas Chainsaw, mas digo que para os amantes e apreciadores do gênero, ou só quem gosta de ir ao cinema com a galera tomar um susto, é imperdível.
O IMDb não me deixa mentir, a nota dele lá está 7,7 (para quem conhece, os leitores de lá são criteriosíssimos para dar notas, então uma nota acima de 5 é merecível dar uma chance ao filme).
O que achei sobre o filme? Maravilhoso! Fui esperando muito, justamente por todo mundo falar bem, e realmente encontrei um filme de ótima qualidade. Não só pela ambientação fiel à história (que se passa em 1971), e também pelas atuações impecáveis deVera Farmiga e Patrick Wilson (que descobri nas minhas pesquisas que também fez Sobrenatural (Insidious)).
Se você gosta de ficar tenso, pregado na cadeira e levar uns sustos inesperados, ou apenas quer ver um filme diferente, vá ver Invocação do Mal, antes que saia de cartaz.
Evil Dead/A Morte do Demônio
-
Nota no site IMDb: 6.5
-
Direção: Fede Alvarez
-
Gênero: Terror
-
Origem: EUA
-
Idioma: Inglês
-
Duração: 80 min.
-
Elenco: Jane Levy, Shiloh Fernandez, Lou Taylor Pucci(retirado de http://scarytorrent.com.br/a-morte-do-demonio-evil-dead-2013/)Sinopse:"Mia, uma jovem que luta para ficar sóbria, viaja com um grupo de amigos e seu irmão para uma cabana num lugar remoto, onde eles descobrem um livro da morte que leva ao perigo e ao terror."(retirado de http://www.interfilmes.com/filme_27486_A.Morte.do.Demonio-%28Evil.Dead%29.html)Crítica:Evil Dead é e sempre foi um clássico. Lidar com uma trilogia consagrada há 32 anos requer muito cuidado, trabalho e principalmente coragem por parte do diretor! Confesso que eu mesma fiquei receosa por esta continuação, já que os antigos são perfeitos e acabaram ótimos sem ter que tirar nem pôr nada. Temos vários exemplos de continuações que não agradam aos fãs, como a franquia Jogos Mortais. Mas claro que eu tive que conferir para poder falar sobre.No dia do filme cheguei atrasada dez minutos e não vi o começo, porém começa já na tensão, contando com muita maquiagem e efeitos especiais. Logo a história começa a ser desenvolvida, e ilustra a situação dos filmes antigos: pessoas que vão ficar em uma cabana no meio de uma floresta enorme, com risco de chuvas e inundação. É claro que essa história não iria acabar bem. Logo o Necronomicon (Lembra dele? O livro dos mortos, feito com a capa de pele humana e escrito de sangue humano, apenas) é achado e o poder maligno do livro é liberado sobre nossos queridos personagens, que foram mexer com o que não deviam. Não sei vocês, mas eu não abriria um livro de pele humana e escrito à sangue lacrado com correntes e cadeados que achei numa cabana no meio do nada, mas sempre tem alguém, né.Do que senti falta? De mais maquiagem e menos computação gráfica. Para quem assistiu os filmes antigos, sabe que há muito figurino e caracterizações realmente feitas para assustar, que cumpriram bem o seu papel. Maquiagem que levava horas para fazer, escorrendo do rosto dos atores, misturando com o sangue falso e a sujeira da cabana abandonada, isso sim dava um bom resultado final, que agradou a todos os fãs. O Evil Dead de 2013 eu não diria que deixa a desejar, e sim que perdeu um pouco o charme (como Brinquedo Assassino novo, mas esse já é em um outro post). Mas mesmo com isso o filme continua com uma ótima atmosfera tensa e cenas que fazem você virar o rosto para não ver (confesso que na cena do olho me segurei na cadeira).Enfim, o remake é tenso como o original (aliás, alguns até classificam o original como humor negro, pelas caracterizações ditas ultrapassadas, mas continua sendo terror), não me decepcionou e. pelo contrário, achei uma ótima contribuição para os filmes de terror deste ano. Na verdade aproveito todos os filmes do gênero que saem no cinema indo vou assisti-los ao invés de fazer download, pois já são muito escassos. Fica a espera para Carrie e Sobrenatural 2. Por favor, assistam, para este nosso amado gênero continuar saindo nas telonas!